terça-feira, 10 de junho de 2008

No Blog Espaço Aberto

"É preciso qualificar o debate político". * "Eu nunca pedi nada ao prefeito Duciomar Costa". * "Ética e política nunca andaram de mãos dadas". * "Jamais brigarei com o Almir Gabriel. Jamais." (Simão Jatene, em longa entrevista ao jornalista Paulo Bemerguy). Vá lá e leia na íntegra as declarações do ex-governador.

Amazônia

O Pleno do Conselho Federal da OAB discute hoje a soberania e internacionalização da Amazônia, em audiência pública. A senadora Marina Silva e os ministros Tarso Genro, Nelson Jobim, e Roberto Mangabeira Unger participam, além do ex-ministro do STF e ex-juiz da Corte Internacional da Haia, Francisco Rezek.

E os fiscais da lei?

Depois de todos os detalhes sórdidos contados em revista nacional sobre a venda da Varig, nada acontece. Pobre Brasil!

Dança das cadeiras

Um dirigente de órgão federal no Pará está por um fio. É questão de dias, no máximo um mês, a sua queda. Em Brasília, o serpentário se enrosca, na briga pela vaga.

Música a bordo

Está sendo reapresentada, hoje, a entrevista do maestro Jonas Arraes, a bordo do programa "Regatão Cultural", da TV Cultura, sobre a vida e obra de Wilson Fonseca, o Isoca.

Mercado em polvorosa

A Vale prepara oferta bilionária. Para isso, venderá ações. Já sondou informalmente a Anglo American, quarta maior mineradora do mundo; a Alcoa, segunda maior fabricante mundial de alumínio; e a Freeport-McMoRan, líder na produção de cobre. Ontem, as ações da Alcoa subiram 4% na Bolsa de Nova York, com o empurrão dado pelos boatos de uma oferta da Vale. Há boatos também que a empresa participaria da oferta que a BHP Billiton, maior mineradora do mundo, está fazendo pela Rio Tinto, terceira do ranking.

Ato falho

Acabo de receber um comunicado oficial do TRT da 8ª Região informando que, em virtude da necessidade de realização de manutenção técnica, o Portal da Internet ficará fora do ar a partir das 17 horas. Tudo bem, se não complementasse, datando "hoje, dia 29 de fevereiro, com retorno previsto para a noite de domingo, dia 02 de março."

Belo Monte no Senado

A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado, a pedido de Flexa Ribeiro, vai debater no próximo dia 19 a situação da UHE- Belo Monte. A ministra Dilma Rousseff; a governadora Ana Júlia Carepa; o presidente da Eletrobrás, Antônio Muniz; o procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza; o presidente da Eletronorte, Jorge Palmeira, e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, foram chamados à reunião.

Não à escravidão

"Não é verdade que o conceito de trabalho escravo não seja claro. O crime está muito bem definido no Art. 149 do Código Penal. O trabalho escravo não é inventado. As pessoas estão lá jogadas em condições desumanas, em barracos de lona, bebendo água suja. Não basta dizer que eles não estão lá porque querem. Esse tipo de postura já não cabe mais nos dias de hoje. A aprovação da PEC seria uma resposta à altura aos questionamentos internacionais à produção agropecuária brasileira. Há acusações de que produtos podem estar ´sujos´ pela utilização de mão-de-obra escrava. A adoção da emenda seria um sinal claro de que ninguém no Brasil compactua com esse tipo de crime praticado por uma parcela minoritária de fazendeiros. O produtor que cumpre a legislação não tem nada a temer. Quem deve temer a aprovação da PEC são os bandidos, que continuam explorando pessoas de forma criminosa. A maioria dos deputados manifesta apoio à causa. Por enquanto, essa disposição está no nível da promessa. Queremos que isso se reflita na votação no Plenário". (Jonas Ratier Moreno, titular da Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo, do Ministério Público do Trabalho, contestando os argumentos da bancada ruralista contra a PEC 438).

Parentada nervosa

"Vistos etc. 1) Com lastro no artigo 2º da Lei nº 8.437/92, que entendo também aplicável à Ação Popular, intime-se o Exmo. Sr. Dr. Procurador Geral do Estado do Pará (representante judicial da pessoa jurídica de direito público interessada) a manifestar-se, querendo, no prazo de 72 (setenta e duas) horas sobre o pedido de liminar formulado na inicial. Havendo liminar pendente de decisão, cumpra-se a presente intimação através do plantão. 2) Com a manifestação do Procurador Geral do Estado ou decorrido prazo, abra-se imediatamente vista ao MP para manifestação acerca da liminar. Intime-se."(despacho do juiz José Torquato de Alencar, da 1ª Vara de Fazenda da capital, na ação popular que pede o imediato afastamento de todos os parentes de conselheiros do TCM.)

Nós, jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas do Pará elege amanhã nova diretoria. A chapa "Nós, Jornalistas - Avançar nas Conquistas", liderada pela jornalista Sheila Faro, é a única a concorrer ao pleito: Diretoria Executiva: Presidente, Sheila Faro; Vice-presidente, Roberta Vilanova; Secretária-Geral, Elena Brito; 1ª Tesoureira, Simone Romero; 2ª Tesoureira, Marlu Almeida; Secretário do Interior, David Alves; Secretária de Relações Sindicais e Institucionais, Carmen Silva; Secretária de Mobilização e Formação Sindical: Eliete Ramos. Suplentes da Diretoria Executiva: Paulo da Graça, J. Bosco, Raimundo Sena, Shirlei Penaforte. Comissão de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional: Enize Vidigal, Anderson Araújo e Luiz Waldemir Ferreira. Comissão de Eventos e Formação Profissional: Cleo Soares, Sílvia Sales e Raimundo Nonato. Comissão de Comunicação e Cultura: Cary John, Elias Luz e Edyr Falcão. Conselho Fiscal: Presidente: Luiz Flávio. Membros Titulares: Raimundo Nonato Tocantins e Cristino Ascensão. Membros Suplentes: Jorge Manoel e Ismar Alves de Sousa. omissão de Ética e Liberdade de Imprensa: Presidente: Sidney Dantas. Membros Titulares: José Alberto Miranda e João Marcelino Campos. Membro Suplente: Evandro Souza Santos. Delegação ao Conselho de Representantes da Federação Nacional dos Jornalistas: Membro Titular, Ana Cláudia Melo. Membro Suplente, Hanny Amoras.

IV Jogos Abertos do Pará

Alenquer sediou os IV Jogos Abertos do Pará e reuniu 600 atletas de sete municípios, de 5 a 8 de junho. Santarém venceu em atletismo, vôlei, futsal, basquete, handebol e tênis de mesa, deixando só a premiação do futsal feminino para Curuá. Na fase regional, as seleções campeãs disputam em Belém, na última quinzena de novembro.