quarta-feira, 18 de junho de 2008

Cefet em Santarém

O deputado Joaquim de Lira Maia pediu ao MEC a implantação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Oeste do Pará – CEFET, com sede em Santarém. E já recebeu resposta do ministro da Educação nformando que uma unidade será instalada na Pérola do Tapajós em 2009.

Reserva ambiental

"Existe um estudo que embasa a criação da reserva e, hoje, o Estado do Pará tem condições de colocar em prática esse estudo, que aponta para exploração de óleo vegetal com a venda para indústrias de cosméticos no Brasil e no exterior. É um filão de mercado muito mais lucrativo que a exploração de madeira".(Felício Pontes, procurador da República, ontem, na reunião para definir a criação de um conjunto de áreas de preservação e desenvolvimento sustentável no oeste do Pará). Leia materia completa em "Últimas notícias, na home www.uruatapera.com.

Medidas socioeducativas

“Esclarecer a sociedade da necessidade dessas medidas é criar condições objetivas de cidadania para os adolescentes”.(Padre Bruno Sechi, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz , Movimento República de Emaús - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, sobre o Seminário Medidas Socioeducativas e Direitos Humanos, que realiza amanhã, no Hotel Regente, em Belém, quando será lançado o Livro “Medidas socioeducativas e Direitos Humanos – uma
abordagem sociojurídica”.

Premiados pelo IAP

"Batista", de Carlos Corrêia Santos, na categoria Dramaturgia; "Um Olhar Sobre Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir", de Paulo José Maués Corrêa, na categoria Ensaio; "Catarse - Quadrinhos", de Everton Cardoso Leão, na categoria História em Quadrinhos; e "Nas Asas a Liberdade", de Laurene da Costa Ataíde; "Cordão do Tangará", de Idolasy Moraes das Neves; e "As Pastorinhas", de Sebastião Teodomiro da Costa Filho, na categoria Auto Popular, são os vencedores do Prêmio IAP de Edições Culturais/2008. As obras serão publicadas em setembro, durante a XII Feira Pan-Amazônica do Livro. Além de Belém, concorreram obras de Óbidos e Itaituba. Leia mais em "Últimas Notícias, no www.uruatapera.com.

Portal da Amazônia

Duciomar assina hoje, às 16h, a ordem de serviço para a segunda etapa das obras do Portal da Amazônia. Com a execução completa do empreendimento, Belém vai ganhar uma orla com mais de 6 quilômetros de extensão. Confira matéria completa em www.uruatapera.com.

Aliança

Maria do Carmo e Everaldo Martins Filho estão em Belém. Na agenda, um encontro com o presidente regional do PMDB, deputado federal Jader Barbalho, para selar a dobradinha eleitoral em Santarém.

E o Norte, ministro?

O ministro Alfredo Nascimento afirmou hoje que o PAC na área de transportes tem como um dos seus objetivos integrar os portos do Sul e Sudeste do País aos do Norte e Nordeste. Em palestra no seminário "Portos: em busca de soluções", organizado pelo TCU, ele disse que as estratégias de investimentos se basearam nos estudos do Plano Nacional de Logística e Transportes, que apontou seis portos brasileiros com alto potencial para escoamento de cargas: Santos (SP), Itaguaí (RJ), Rio Grande do Sul (RS), Suape (PE), Paranaguá (PR) e Itaqui (MA). Esses vão ganhar ampliação, modernização e interligação com a rede ferroviária.

Política fluvial

"Nós, da Comissão da Amazônia, estamos preocupados com o problema do transporte fluvial de cargas e passageiros na Amazônia e estamos trabalhando e mobilizando também o Governo Federal para resolvê-lo. Não suportamos mais tantos naufrágios e não podemos admitir o descaso do Poder Público"(deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), presidenta da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional).

Carregamento ilegal

Foram apreendidos, hoje, 290 metros cúbicos de sucupira, angelim e outras espécies da chamada madeira branca - usada na construção civil. Uma balsa e dois barcos regionais traziam o carregamento ilegal do arquipélago do Marajó (Breves e Muaná) para Belém, numa rota conhecida pela polícia, que mantém lanchas e homens operando na área. As embarcações foram apreendidas por volta de 9 horas pela patrulha fluvial no rio Maguari, distrito de Icoaraci, e estão retidas no porto Matapi, mas a madeira será transportada para local seguro sob reponsabilidade da Sema.

Perda & superação

Você já se perguntou sobre a conexão entre a vida e a morte? Acredita que, quando morrem, as pessoas continuam intimamente ligadas às que deixaram para trás? Em "Médium – Por Que os que Partiram Nunca nos Deixam?", livro que acaba de lançar, a vidente Allison Dubois narra dezenas de consultas de parentes de pessoas que morreram, dentre outras causas, por suicídio, acidente e assassinato e dos diversos modos como permaneceram aqui se comunicando de alguma forma. Allison Dubois inspirou o famoso seriado Médium, exibido na TV a cabo, em que a personagem interpretada pela atriz Patricia Arquette auxilia a Justiça em investigações criminais através de sua habilidade mediúnica. Com riqueza de detalhes, mães, esposas, maridos e filhos narram suas dores e as dificuldades para lidar com a perda, assim como carregam consigo sentimento de culpa em momentos de luto.

A educação liberta

"Educação Escolar Entre as Grades" é o título do livro lançado pela Edufscar neste mês, organizado por Elenice Maria Cammarosano Onofre, professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. A obra, que reúne textos de pesquisadores da área da educação escolar nas prisões, parte do princípio em que a educação é uma essência transformadora e apresenta a escola como possibilidade, embora a cultura prisional se caracterize, dentre outras coisas, pela repressão. Os estudos permitem repensar caminhos
para as escolas dos presídios, já que elas são mediadoras entre saberes, culturas e realidade. José Geraldo Silveira Bueno, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, História,
Política e Sociedade da Puc-SP, elaborou a apresentação do livro e considera que, apesar de constatar que o autoritarismo, a repressão e a desumanização são características das prisões brasileiras, a obra revela práticas localizadas de resistência e de confronto de detentos, que buscam por significados de suas vidas mesmo dentro das cadeias.

Novo layout

Um novo modelo de conta de água será recebido pelo consumidor paraense no mês de junho. Entre outras mudanças - maior e visualmente mais elaborado -, tem informações detalhadas sobre o consumo mensal e a qualidade da água distribuída pela Cosanpa.

Novo layout

Um novo modelo de conta de água será recebido pelo consumidor paraense no mês de junho. Entre outras mudanças - maior e visualmente mais elaborado -, tem informações detalhadas sobre o consumo mensal e a qualidade da água distribuída pela Cosanpa.

Teclado futurista

Já viu um teclado sem teclas? Pois sem nenhuma tecla e sensível ao toque, o "No-key Keyboard" vem equipado com câmeras que identificam o toque e transmitem o que foi digitado ao computador. Feito de vidro transparente, com design muito arrojado e alta tecnologia, tem letras que brilham no escuro e é à prova d´água - o que é ótimo para os desastrados que costumam derrubar café no teclado. Pena que ainda seja apenas uma peça conceitual.

Teclado futurista

Já viu um teclado sem teclas? Pois sem nenhuma tecla e sensível ao toque, o "No-key Keyboard" vem equipado com câmeras que identificam o toque e transmitem o que foi digitado ao computador. Feito de vidro transparente, com design muito arrojado e alta tecnologia, tem letras que brilham no escuro e é à prova d´água - o que é ótimo para os desastrados que costumam derrubar café no teclado. Pena que ainda seja apenas uma peça conceitual.