sexta-feira, 15 de maio de 2009

Menos, menos!


São poucos os líderes no mundo. De vez em quando surge um gênio. Esse é um gênio brasileiro." (Deputado Fernando Marroni (PT-RS), defendendo o terceiro mandato para Lula que, além de Nosso Guia e O Cara, também é Nosso Gênio.)

Pobrezitos


Não gostaria de ser produtor rural. Se a Funai encontra uma cerâmica indígena, a terra é dos índios. Para o Ibama, tudo é unidade de conservação. E agora tem essa história dos quilombolas. Olha, é uma infelicidade um sujeito que sofre uma desapropriação." (Ilmar Galvão, ex-ministro do STF, que agora advoga para latifundiários.)

Elementar, meu caro Sipam!

Finalmente a inteligência do Sistema de Proteção da Amazônia concluiu que drogas são distribuídas na região através de aviões que voam baixo e jogam fardos de cocaína nas fazendas de traficantes. Comprou o Saber M-60, radar móvel capaz de detectar até 40 alvos simultâneos, em baixa altitude. Preço da engenhoca: R$2,5 milhões.

2 pesos & 2 medidas

No melhor estilo faça o que eu digo, mas não faça o que faço, 45% dos entrevistados na pesquisa do Instituto Análise sobre o escândalo das passagens aéreas assinalaram que, se fossem parlamentares, aceitariam passagens de graça para si, seus familiares e amigos. Mas 72% são contra os atuais deputados e senadores receberem passagens de graça.

Performance campeã

A governadora Ana Júlia Carepa mandou bem escolhendo Noêmia Jacob para a presidência do Banpará. Jornalista - minha colega de turma na UFPA -, servidora de carreira da CEF, especialista em finanças públicas, com ótima capacidade de articulação e jogo de cintura - até por sua experiência de jogadora de vôlei nos tempos de dourada juventude - ela traz novo fôlego ao governo.

Jogada de mestre

Observando as últimas mexidas no tabuleiro do xadrez político parauara, o blog arrisca opinar que a entrega do comando do Detran-PA ao deputado Martinho Carmona sinaliza a retirada de sua candidatura ao TCE e abre possibilidade de outras alianças ao PMDB, que já controla a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária - leia-se LDO nas mãos da deputada Simone Morgado - além da presidência da Alepa.

Juiz dá sua versão

Recebi via e-mail e através de comentário do Juiz José Ronaldo Pereira Sales ao post Labirintos do Judiciário o seguinte:
"Prezada Senhora,
Tomei conhecimento, por intermédio de seu blog, de informação noticiada no dia 15 de abril de 2009, de que respondo a dois processos criminais: um na Comarca de Óbidos e outro, no Tribunal de Justiça do Pará.
Por amor à verdade e tendo presente que a internet não deve servir para veiculação de informações infundadas ou cuja procedência não tenha sido devidamente aferida, solicito a Vossa Senhoria divulgar os esclarecimentos que faço a seguir, em respeito ao direito de resposta que deve nortear o jornalismo sério e responsável:
1) O processo nº 2006.2.000117-9 refere-se a um inquérito policial, instaurado em face de SALOMÃO CLAUDINO RIBEIRO, pelo crime de porte ilegal de arma de fogo (art. 14 da Lei nº 10.826/2003). Por ocasião do cadastramento do processo no sistema informatizado do Tribunal de Justiça (sistema SAP), meu nome foi cadastrado indevidamente como "Requerido". Na época, na condição de Juiz, respondia pela Comarca de óbidos. O processo encontra-se arquivado desde 14 de novembro de 2006, por determinação da Juíza que então respondia pela Comarca;

2) Quanto ao processo nº 200930031717, tomei comhecimento pelo site do Tribunal de Justiça do Pará, de que se trata de Queixa-Crime promovida contra mim pela Sra. MARLENE DOS SANTOS MEDEIROS, em virtude de decisão que proferi em processo de Ação de Guarda em curso na Comarca de Óbidos, contrária às pretensões da Sra. MARLENE. Não fui comunicado ainda oficialmente da referida Queixa-Crime. Se tiver que responder por minha atuação como Juiz, o farei sem nenhum receio. A funçao de Juiz está sujeita a esses dissabores porque sempre desegrada alguém. Ressalto que a Sra. MARLENE poderia valer-se da via recursal para tentar reverter minha decisão ou aguardar o julgamento final do processo. Preferiu me atacar, como se minha atuação fosse pessoal, contra ela. A esse respeito, também estou adotando as medidas criminais contra a Sra. MARLENE, por crime de denunciação caluniosa.
Atenciosamente,
JOSÉ RONALDO PEREIRA SALES
Juiz de Direito"
O blog obteve as informações no site oficial do TJE-PA, portanto de fonte absolutamente confiável. De qualquer forma, em respeito ao magistrado e ao princípio da presunção de inocência, sua resposta foi publicada tanto em forma de comentário quanto como postagem, com o mesmo destaque dado à notícia anterior.
Aliás, de notar-se que o Juiz confirma a veracidade do noticiado, apenas esclarece os motivos pelos quais está sendo processado e atribui a erro do próprio TJE o seu cadastramento como "requerido", no caso do primeiro processo.

UHE-Belo Monte

As audiências públicas para discutir o licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte deverão começar em julho. O leilão para construção da obra está previsto para outubro deste ano. O Ibama já recebeu os EIA/Rima.