segunda-feira, 1 de junho de 2009

Poluição do rio Mucurupi

Amanhã, às 9h30, o delegado geral da Polícia Civil informa, em entrevista coletiva, sobre a conclusão do inquérito ambiental que indicia a Alunorte por poluição do rio Mucurupi com resíduos de bauxita. A imprensa terá acesso ao resultado de todas as perícias. A Delegacia Geral fica na avenida Magalhães Barata, ao lado do colégio Gentil Bittencourt.

Caso Sefer


Hoje, logo no início do expediente do Tribunal de Justiça do Estado, o juiz Eric Aguiar Peixoto protocolou relatório dirigido ao desembargador Raimundo Holanda Reis contendo informações sobre os motivos que o levaram a decretar a prisão preventiva do ex-deputado Luiz Afonso de Proença Sefer. Por outro lado, não consta da pauta da sessão de hoje das Câmaras Criminais Reunidas o processo. Quem conta é o Ércio Bemerguy, em seu blog O Mocorongo. Amanhã, as entidades que combatem a pedofilia vão fazer manifestação em frente ao TJEPA e acompanhar a apresentação de Sefer ao desembargador que lhe concedeu a liberdade. O blog continua a vigília cívica, com a adesão do Espaço Aberto, 5ª Emenda, Xipaia, Acorda Pará, Pelos Corredores do Planalto, Jornalismo Político e O Mocorongo.

Selvageria no trânsito

Um acidente na esquina da Benjamin Constant com Tiradentes, no bairro do Reduto, atravancou ainda mais o trânsito na área há poucos minutos. Após violenta colisão, uma Kombi capotou, um Honda Civic subiu a calçada e foi parar no muro do prédio residencial. Uma viatura dos Bombeiros está lá para o resgate, e felizmente não houve vítimas fatais.

Minc X produtores rurais


Todos somos favoráveis à preservação ambiental; todos nós. Não vejo nenhum Deputado que não esteja de acordo com isso, desde que seja de forma disciplinada, responsável, consequente, capaz de gerar emprego, renda e qualidade de vida ao povo brasileiro. Mas ele sofre a influência dos europeus, que, agora, depois de desmatarem 98% das suas matas nativas, ou dos Estados Unidos ou Canadá, querem nos inibir de fazer rodovias ou hidrelétricas ou da exploração do nosso minério, porque, segundo eles, estaríamos agredindo o meio ambiente em detrimento do mundo, da humanidade, quando o que queremos apenas é o direito de sobreviver."
(Deputado federal Giovanni Queiroz, do PDT-PA, ao pedir a cabeça do ministro Carlos Minc.)

Mundo cão

Walter Bandeira, internado há mais de uma semana para tratar câncer no pulmão, está sendo vítima de uma golpista que se apresenta como Socorro Bandeira e pede dinheiro em nome da família.

Recado explícito

O deputado Jader Barbalho manda um recado em letras garrafais à governadora Ana Júlia Carepa, hoje, no Diário do Pará, reproduzindo, em olho da matéria na página 3, declaração do ex-chefe da Casa Civil Charles Alcântara: "Se optar por continuar ignorando o pacto com os aliados, o governo deve romper já e dizer isso claramente ao PMDB." Mais explícito, impossível. Nem sob encomenda.

Cai o pano

Em rede nacional, no horário nobre do domingão à noite, de novo o Pará com manchetes negativas: mãe querendo vender a filha em Portel e a orgia na Câmara de Redenção. No intervalo comercial, anúncio do governo do Estado falando em Belém sediar a Copa de 2014.

Direito de ir e vir

A precariedade das estradas paraenses será o tema da sessão especial, hoje, na Assembleia Legislativa, quando os deputados esperam do secretário de Transportes, Valdir Ganzer, e do diretor do Dnit, João Bosco Lobo, uma prestação de contas. Querem saber, também, se existe e qual é o plano emergencial dos governos estadual e federal para ao menos garantir a trafegabilidade das rodovias paraenses.