sábado, 22 de agosto de 2009

Na Pérola do Tapajós

O advogado Jarbas Vanconcelos está em Santarém, em plena campanha pela presidência da OAB-PA, unindo gregos e troianos.

Queremos circular!

Acabo de lançar no Twitter um apelo aos donos de bares, boates, restaurantes e assemelhados: liberem as calçadas já, em todas as cidades do Pará! Deem o exemplo de cidadania.

O desafio da educação

Poucos alunos alcançam o ensino médio, que não tem obrigatoriedade legal como os níveis mais básicos. Para se ter uma idéia da desproporção, dos quase 27 milhões de alunos inscritos no fundamental, só cerca de 8 milhões chegam até o antigo colegial. Os dados são do Inep- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -, órgão responsável pelo Censo Escolar 2008, a partir dos dados preliminares, divulgados no Diário Oficial da União em 29.07.2009.

Belém engarrafada

Nem no sábado o trânsito de Belém melhora. Na Doca, um caminhão bateu num ônibus e parou tudo. Ao lado da construção do shopping, a Ó de Almeida e Aristides Lobo estão fechadas por causa das máquinas pesadas em operação. Na esquina da Piedade com Aristides Lobo, um caminhão trocando a fiação elétrica atravancou tudo. Na Domingos Marreiros e na Duque de Caxias, os carros se amontoam.

Homenagem a Dom Helder Câmara

Nesta segunda, em São Carlos, a 230 Km de São Paulo, Dom Helder Câmara, ex-cardeal-arcebispo de Olinda e Recife e personagem-chave da luta contra a ditadura, ganha placa e vira nome de rua no bairro Vila Marina, que era batizada com o de Sérgio Paranhos Fleury, torturador ligado ao regime militar. A Câmara Municipal faz justa homenagem a Dom Helder, defensor de uma igreja simples, voltada para os pobres e para a não-violência. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Tive a honra e imensa alegria de conhecê-lo pessoalmente e ser abençoada por esse homem santo.

Lobby pesado

Embora nos planos da Fifa esteja previsto o livre consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios durante os jogos na Copa de 2014, vários representantes do judiciário, Polícia Militar e Departamentos de Trânsito já se manifestaram pela aplicação da Lei Seca e insatisfação com a liberação, a exemplo do que já está estabelecido por Lei para as competições regulares. Fabricantes e importadores de bafômetros estão indóceis.

Fora do circuito

Puxa vida! A TAM oferece passagens ida e volta no trecho Manaus/São/Paulo/Belém, por R$402. E para Belém, nada!

Programa de sábado

Acabo de colher maços e maços de cebolinha, cultivada com muito amor e sem agrotóxicos, que vou presentear à minha mãe, minha tia e amigas. Uma verdadeira terapia para relaxar neste sábado calorento. E haja rega para manter vivas minhas plantinhas!

Nós & o folclore

Hoje é o Dia Nacional do Folclore, instituído por decreto, em 1965, do presidente Marechal Humberto Castelo Branco. No mundo, a criação de uma data específica para homenagear as manifestações folclóricas remonta a 1846, quando a revista The Atheneun publicou em Londres, na Inglaterra, artigo do arqueólogo Willian John Thoms, sob o pseudônimo de Ambrose Merton, criando a palavra Folk - lore, oriunda das expressões "folk", que significa povo, e "lore", saber. A ideia era criar uma palavra que definisse "as antiguidades literárias, a literatura popular, os estudos dos usos, costumes, cerimônias, crenças, romances, refrões, superstições." Na língua portuguesa acabou virando folclore - o estudo do saber popular.

Rumo a 2010

O ex-vereador e ex-secretário de Estado de Obras, César Meira, está se filiando ao PMN.