domingo, 21 de março de 2010

Papão comeu o Leão

Puxa vida! Depois de um domingo com o coração na mão, azulinos e bicolores viram no último minuto a definição do campeonato de futebol: 3x3, Paysandu campeão do primeiro turno no Pará. Torcida remista está desolada.

Água para todos

Hoje, Dia Mundial da Água, a boa notícia é que 1 milhão e 200 mil pessoas serão beneficiadas com água tratada pelo Complexo Bolonha, que será entregue pelo governo do Pará amanhã, 22, às 9h, no Parque Ambiental do Utinga.

A Cosanpa promete instalar hidrômetros e substituir redes e adutoras antigas em toda Belém. E diz que já iniciou a obra da adutora para o centro de Ananindeua, com conclusão prevista para outubro deste ano.

União descarta rios

A hidrovia Tapajós/Teles Pires/Juruena - que ligaria o norte do Mato Grosso a Santarém (PA) - não integrará o PAC 2, ainda que o governo federal saiba que, com o modal, o custo de produção pode ser reduzido à metade. A decisão foi anunciada na 8ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, em Brasília, quinta-feira passada.

O flagelo da desigualdade

O Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural e a Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial estão promovendo debates sobre o livro Combatendo a desigualdade social - o MST e a reforma agrária no Brasil, elaborado por 19 especialistas brasileiros e estrangeiros - cientistas políticos, sociólogos, engenheiros agrônomos, jornalistas e até um poeta -.


Ao longo de suas quase 600 páginas, os autores investigam os motivos que provocaram a abissal desigualdade da estrutura fundiária brasileira e as possíveis consequências desse flagelo social.

Insônia & hábitos

O Dia Mundial do Sono foi anteontem, mas vale repercutir o alerta dos neurologistas: 60% das causas de insônia são atribuídas a maus hábitos (consumo de café, chá preto, chocolate, bebida alcoólica e exercícios físicos à noite) e 40% a ansiedade e depressão – que devem ser tratadas com medicamentos específicos. As crianças não estão livres do distúrbio. Na grande maioria dos casos, o comportamento inadequado dos pais é o principal responsável.