domingo, 18 de abril de 2010

Não percam

Momento histórico para a cultura paraense: a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz, regida pelo maestro Enaldo Oliveira, e três grupos de corais das etnias Tembé, Assurini e Guarany, sob a batuta do regente Raimundo Tembé, se apresentam hoje, às 19 horas, no Píer das Onze Janelas. Na abertura do espetáculo, o Hino Nacional será entoado pela cantora indígena Liliane Xipaia. Eunice Baia, que interpretou a personagem Tainá nos dois primeiros filmes da série, será a apresentadora do evento.

O repertório inclui seis canções cantadas pelos índios e outras três com as melodias dos Tembé, mas sem a participação deles, para as quais os músicos Elielson Gomes e Serguei Firsanov, da OSTP, escreveram contrapontos e harmonias.

Concurso da PM

Do total de 5.671 inscritos, 9,5% (594) candidatos faltaram à prova objetiva (primeira etapa) do concurso da PM/PA, hoje, aplicada pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa da UFPA (Fadesp). O certame acontece em Belém, Santarém, Altamira e Marabá.

A maioria das faltas se registrou em Belém: 440; no interior foram 154: 49 em Santarém; 87 em Marabá e 18 em Altamira. Até às 15h de hoje a Fadesp deve publicar em seu site o gabarito do exame. A previsão para divulgação do resultado final da primeira etapa é no dia 30 deste mês.

No concurso deste ano a PM oferta 71 vagas: 40 para o curso de formação de oficiais, 28 para oficiais de saúde (capital e interior), duas para o quadro complementar de oficiais (psicólogo e assistente social) e uma vaga para oficial capelão.

Réquiem Encomendação das Almas

A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e o Coral UFPA/SAM - formado pela comunidade universitária e por participantes das Oficinas de Canto da Sociedade Amigos da Música -, executarão juntos o “Réquiem Encomendação das Almas”, de autoria do compositor e professor da UFPA Luiz Pardal, sob a regência do maestro Enaldo Oliveira.

A obra de Luiz Pardal é inspirada no ritual celebrado pelos “Encomendadores de Almas” de Oriximiná, durante a Semana Santa. Com preparação vocal de Jefferson Luz, o coral é regido pelo maestro Vanildo Monteiro.

O concerto terá entrada franca no próximo dia 28, às 17 hs, no Centro de Convenções da UFPA, dentro das Quartas Culturais, programação da Pró-Reitoria de Extensão, e será reapresentado no dia 29 de abril, no Teatro Maria Sylvia Nunes, às 20 horas.