1. Jornalistas, autoridades, empresários e representantes do trade paraense prestigiaram a festa da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, que premiou os vencedores do V Prêmio “Comendador Marques dos Reis”. A iniciativa da Abrajet-Pará tem apoio da Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) e do Governo do Pará. 
    Vejam quem são os vencedores:
    Jornalismo Impresso - Laís Azevedo Martins (reportagem “Paraíso da Criança”, Caderno Você/Diário do Pará)

    Radiojornalismo - Izabel de Souza Chaves (reportagem “Pará, a cozinha mestiça brasileira e o movimento do turismo gastronômico”, Rádio Cultura) 

    Telejornalismo - Michel Bruno Moraes Ribera (reportagem “Mercado Ver-o-Peso” – TV Record Belém)  

    Fotojornalismo - Fernando Sette Câmara (Ilha dos Papagaios/série Belém das Ilhas/Agência Belém) 

    Jornalismo On line - Luciana Marschall e Ulisses Pompeu (reportagem “Serra das Andorinhas: paraíso das águas, da ciência e da fé”, Portal Correio (Marabá).

    Mídias Sociais 
    1° lugar Rafael - Fernando Serrão Chaves (Unidade Rio, Luz e Homem) - pacote oferecido pela Turvicam 
    2° lugar - Antônio Carlos Medeiros de Castro (Pesca do Mapará) - pacote oferecido pela Rede Viva Marajó 
    3° lugar - Deia do Socorro Pinheiro Lima (Amanhecer no Veropa II) - pacote oferecido pela Rede Viva Marajó

    Homenageados:

    André Dias (secretário de Estado de Turismo do Pará)
    Jorge Panzera (presidente da Imprensa Oficial do Pará)
    Vera Oliveira (secretária de Estado de Comunicação
    Deputada Paula Gomes (presidente da Comissão de Turismo da Alepa) 
    Joy Colares (presidente do Cetur e vice-presidente da Fecomércio) 
    Aglaudene Tomé (presidente do Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas)
    Alexandre Silva (coordenador de Turismo de Parauapebas) 
    Rose Larrat (presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens/Abav-Pará) 
    Nazareno Alves (dono do Point do Açaí)
    Helena Bezerra (designer de joias e dona da HB Design)

    Destaques Comenda Marques dos Reis 2019
    Agência de Viagem -Turvicam 
    Bares e restaurantes -Lá em Casa
    Companhia Aérea - Azul 
    Transporte Rodoviário -ValeVerde
    Transporte Fluvial - Tapajós Expresso
    Rede Hoteleira - Hotel Solar
    Guia de Turismo - Rosângela Martins
    Gastronomia Criativa -Herlander Andrade (Moquén), Carlos Calicheschi (Verde Mar) e Zé Carlos (Casemirão). 

    Joy Colares, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-PA, anunciou que em 2020 o prêmio será em conjunto da Abrajet-Cetur. 
    Ao som de guitarradas, cumbias e carimbó, Mestre Curica animou a festa no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém do Pará, mostrando quatro novas composições que vai gravar no ano que vem. 
    Os convidados se deliciaram com o menu degustação dos chefs Herlander Andrade, José Carlos e Carlos Malicheschi. Os sortudos fotógrafo Ary Souza e jornalistas Cleyton Palmeira e Tânia Monteiro ganharam o press trip sorteado na ocasião.

    Parabéns à diretoria da Abrajet/PA - Christina Hayne (presidente), Lourdinha Bezerra (diretora de Eventos), João Ramid (diretor de Projetos), Fernando Nobre (diretor Administrativo e Financeiro), Julie Rocha (diretora de Comunicação), Benigna Soares (diretora de Relações Institucionais), Nilton Guedes (vice-presidente da Abrajet Nacional e membro do Conselho Fiscal), Isa Arnour e Sheila Faro, também do Conselho Fiscal. A entidade, reconhecida de Utilidade Pública por lei estadual, há cinco anos promove a única premiação no Brasil voltada à valorização de reportagens sobre o turismo no Pará.

    Fotos: Leandro Santana.
    0

    Adicionar um comentário

  2. Bom dia, amigos, sábado pleno de bençãos e gratidão pela vida. E vamos que vamos! Esta foto de Fernando Sette, da série de reportagens “Belém das Ilhas”, produzida pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Belém (Comus), venceu o V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-PA). O cenário é a Ilha dos Papagaios, com um menino ribeirinho subindo em um açaizeiro na beira do rio Guamá, e no horizonte a Belém urbana, com seus prédios e movimento.
    0

    Adicionar um comentário

  3. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Daniel Santos (MDB), tem maioria absoluta dos votos em Ananindeua e, pelas pesquisas da Doxa, ganharia a eleição para prefeito logo no primeiro turno. Mesmo sem ter lançado sua pré-candidatura, e ainda que o deputado Miro Sanova (PDT) e o vice-prefeito Carlito Begot estejam divulgando seus nomes já com apoio dos respectivos partidos, o cenário de favoritismo se mantém inalterado no processo eleitoral no segundo maior colégio eleitoral do Pará.
    Em setembro, o Dr. Daniel apareceu na pesquisa da Doxa em primeiro lugar com 49,8%. Hoje ele está com 51,2%. O deputado Miro Sanova, que em setembro tinha 5% de intenções de voto, agora tem 5,6%. O deputado Eliel Faustino em setembro estava com 2,9% de intenções de votos e subiu para 3,1%. Carlito Begot pontuava 2,7% em setembro e em dezembro acumula 3,1%. Beto Andrade saiu de 1,4% e passou para 1,6%. Alexandre Gomes, de 0,9% para 0,4%. A Pastora Ray aparece com 2,2%; Francy Pereira, com 2% e Newton do PT com 0,4%. Os indecisos em setembro eram 22,3% e caíram para 20%; já os que pretendem votar em branco ou anular o voto em setembro eram 10,9%, agora estão em 10,4%. A avaliação do prefeito Manoel Pioneiro e do governador Helder Barbalho também melhorou lá. 

    O nível de confiança utilizado na pesquisa da Doxa é de 95% e a margem de erro estimada, de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra de 600 entrevistados, no período de 6 a 8 deste mês.

    Esse fenômeno não causa estranheza. Afinal, o Dr. Daniel Santos foi o deputado estadual mais votado nas eleições do ano passado, emendou com outra vitória ao se eleger presidente da Alepa, mora e trabalha como médico em Ananindeua e tem dedicado atenção especial ao município. Logo que assumiu o mandato, convidou todos os setores de Ananindeua para que apresentassem suas demandas em audiência pública, e tem cumprido à risca os compromissos assumidos. Comandou a aprovação de projetos criando e ampliando o Fundo de Desenvolvimento do Pará, empréstimos e financiamentos nacionais e internacionais destinando recursos para viabilizar equipamentos muito importantes para o município, como, por exemplo, o novo campus do IFPA, a conclusão e ampliação do Mercado do Distrito Industrial, o Hospital Pediátrico Municipal e o Residencial Portal do Aurá I, além da entrega de cheques-moradia para famílias de baixa renda e cartas de microcrédito do programa CredCidadão para pequenos empreendedores. Faz campanhas educativas, ações de cidadania e de saúde pública dando exemplo ao doar sangue, juntar cães e gatos abandonados na rua e levar para sua casa. 

    Na Alepa, ele criou uma Comissão de Estudos para analisar a incidência tributária sobre os setores econômicos e avaliar propostas de modernização tributária no Estado do Pará, com o que pretende aumentar o quinhão de repasses para Ananindeua. A esposa Alessandra Haber e a irmã Darlielly Barbosa, ambas médicas, também ajudam na sua popularidade. 

    Confiram os gráficos comparativos da pesquisa da Doxa.
    0

    Adicionar um comentário

  4. Bom dia, amigos, sexta-feira 13 plena de sorte e magia do bem nas vidas de todos nós! E vamos que vamos! Na foto de Cezar Magalhães, guarás no manguezal em Ajuruteua, município de Bragança (PA).
    1

    Visualizar comentários


  5. 0

    Adicionar um comentário

  6. Quando o governador Helder Barbalho retornar da Europa entrará literalmente a casa caindo. Hoje a Polícia Federal amanheceu na casa do vice-governador Lúcio Vale, e fez busca e apreensão até no Palácio do Governo do Pará. Ele é alvo da Operação "Vissaium", segunda fase da Operação Carta de Foral, que desarticula organização criminosa responsável por fraudar licitações e contratos públicos em dez municípios paraenses, dentre os quais Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Ourém, Santa Maria do Pará, São Caetano de Odivelas, São Miguel do Guamá, Viseu, Marituba e Cachoeira do Piriá. A ação acontece em conjunto com a Controladoria-Geral da União - CGU e Receita Federal. A investigação aponta que a ORCRIM movimentou, nos anos de 2010 a 2017, mais de R$ 39 milhões em recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    São investigadas fraudes em licitações (consistente na participação das mesmas empresas em vários certames), simulação de entrega de merenda escolar e pagamento de vantagem indevida a agentes públicos. Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, dez mandados de prisão preventiva e quatro mandados de prisão temporária, expedidos pelo juiz federal titular da 4a. Vara Criminal Federal de Belém. Participam da operação 158 policiais federais, além de auditores da CGU e Receita Federal. 

    As medidas judiciais estão em andamento nos municípios de Belém, Capanema, Peixe-Boi, Cachoeira do Piriá, Bragança e Garrafão do Norte. Os crimes investigados são de participação em organização criminosa, fraude em licitação, fraude em contratos públicos, peculato, corrupção passiva e ativa, além de lavagem de dinheiro. Em caso de condenação, as penas podem ultrapassar os 30 anos de reclusão. A designação da operação “Vissaium” refere-se ao nome, em português medieval, da cidade de Viseu em Portugal, objeto da Carta de Foral Manuelino de Viseu, concedida pelo rei Dom Manuel I.   

    As informações são da PF, que ainda não revelou os nomes dos presos e dos demais envolvidos.
    3

    Visualizar comentários


  7. Bom dia, amigos, quinta-feira de luta por um futuro mais digno! As fotos do Celso Lobo feitas na Ilha dos Papagaios e no túnel de mangueiras, ambas em Belém, foram selecionadas para o I Salão Internacional de Arte Contemporânea no Rio de Janeiro, com direito a vernissage no Forte de Copacabana. Orgulho do Pará!
    0

    Adicionar um comentário


  8. Vejam quem são os finalistas ao V Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis”, promovido pela Associação Brasileira de Jornalistas em Turismo (Abrajet-Pará), em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Comunicação (Secom) e Imprensa Oficial do Estado (Ioepa). 

    Cerca de duzentos profissionais de comunicação e amadores se inscreveram na edição do prêmio deste ano, que encerrou no dia 25 de novembro de 2019. Todo o material foi analisado por um júri profissional que elegeu os três melhores pontuados em cada categoria: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo On-Line, Fotojornalismo e Mídias Sociais. Amanhã será a grande noite de premiação, no Sesc Boulevard.


    0

    Adicionar um comentário

  9. Amanhã vai ter audiência pública às 9h na Alepa. A posição do Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Pará é pela retirada dos projetos do governador Helder Barbalho que tramitam em regime de urgência, alterando o Regime Jurídico Único dos servidores públicos estaduais e até dispositivos da Constituição, implementando na prática a reforma previdenciária no Pará antes mesmo da tramitação da PEC paralela no Congresso Nacional. O presente de Natal do Executivo paraura tem sabor amargo e é digno de "inimigo invisível": aumenta de 11% para 14% a alíquota do Igeprev, o que resulta em diminuição dos salários, entre outros golpes no funcionalismo. O Sintepp promete paralisar todas as escolas estaduais. Cliquem e assistam ao vídeo.

    0

    Adicionar um comentário

  10. A sessão da Alepa hoje foi extenuante: se estendeu por quase oito horas e meia, tudo por conta das muitas emendas aos dois projetos que alteram a Polícia Militar do Pará. A votação do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, com previsão orçamentária de mais de R$ 100 bilhões, foi rápida e à unanimidade: todas as emendas foram rejeitadas, permanecendo o texto aprovado no âmbito da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária. A sessão começou às 9h e terminou por volta das 17h20h, com 15 minutos de intervalo para o almoço.

    A polêmica girou em torno dos projetos tratando da organização e efetivo da PM no Pará. Das quinze emendas apresentadas em plenário  cinco foram rejeitadas por maioria e quatro retiradas pelos autores. 

    Os deputados Eliel Faustino (DEM), Marinor Brito (PSOL), Thiago Araújo (PPS) e Fábio Figueiras (PSB) tentaram retirar a obrigatoriedade de bacharelado em Direito para ingresso no Curso de Formação das Carreiras de Oficiais Combatentes. Em emenda conjunta, propuseram um período de transição para regra, transferindo para o dia 1º de janeiro de 2025 a exigência, mas foi rejeitadaTambém será exigido nível médio para as carreiras de Praças. O Curso de Formação de Praças passará a ter titulação de graduação superior tecnológica, após as adaptações necessárias. 

    Duas emendas aprovadas tiraram do texto uma taxa de  vistoria de segurança preventiva e preservação de ordem pública em locais abertos ou fechados e na prestação de serviços especiais de segurança, através de policiamento ostensivo em eventos culturais, artísticos, desportivos e similares. Outras duas emendas supressivas aprovadas à unanimidade eliminaram a ideia de criar a Divisão de Inteligência e de Perícias, que estava sendo contestada pelo pessoal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. 

    As Companhias de Operações Especiais (COE) e a Independente de Policiamento com Cães ganharão status de Batalhões, com atuação em todo o Pará, e será criado o Centro de Patrimônio para controlar bens móveis, imóveis e semoventes; obras; materiais bélicos e veículos pertencentes à corporação. A Diretoria de Ensino e Instrução da PM será denominada Departamento Geral de Educação e Cultura, ao qual serão vinculados a Academia de Polícia Militar, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o Centro de Treinamento da PM, os Colégios da PM, o Centro de Memória que abriga o Arquivo Geral e o Museu da Corporação. 

    Para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais e no Curso de Formação de Praças a idade deve ser entre 18 e 30 anos, e de 35 anos para o Curso de Adaptação de Oficiais, com altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres. Serão considerados como impeditivos a existência de problemas odontológicos diversos, elencados na lei. 

    O texto aprovado trata de um tema que pode  ensejar no futuro demandas judiciais: tatuagem corporal. Uma emenda suprimiu o inciso que proibia tatuagem de grande dimensão capaz de cobrir antebraços, mãos, cabeça e pescoço. Mas restou dispositivo proibindo tatuagem "que atente contra o pudor do policial militar e comprometa o decoro da classe, expresse qualquer preconceito quanto a religiões ou raça, faça apologia ao crime ou relacionada a qualquer associação criminosa". Os projetos da PM ainda terão votação em segundo turno e redação final, na próxima semana.

     Foto: PC Carvalho
    0

    Adicionar um comentário

Carregando